Notícias

Campinas: sétima melhor cidade para negócios do Brasil

Redigido por Imóvel e Vida

Campinas: sétima melhor cidade para negócios do Brasil

Uma pesquisa realizada desde 2014 elaborado pela Endeavor analisa o ecossistema brasileiro para o empreendedorismo. No Índice de Cidades Empreendedoras – ICE 2017, a cidade de Campinas aparece na sétima posição das melhores cidades brasileiras para fazer negócios. Pelo terceiro ano consecutivo o índice é liderado por São Paulo.
O estudo traz rankings de desempenho por temas e faz análises regionais. O objetivo é sensibilizar os gestores em uma época próxima ao início ou renovação de mandatos. Os prefeitos eleitos terão tempo para implementar melhorias até 2022, comenta Pedro Lipkin, diretor de pesquisa da organização global sem fins lucrativos, que tem como missão fomentar o empreendedorismo.
O ICE analisou o ambiente de negócios em 32 cidades, cobrindo 22 estados. Juntos, os municípios geram cerca de 40% do PIB brasileiro. Além do ambiente regulatório e de infraestrutura, o estudo cobre pilares de mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. “Essa é uma combinação de fatores que forma o ecossistema empreendedor”, diz.
No ICE deste ano, dos sete índices analisados (Capital Humano, Acesso a Capital, Ambiente Regulatório, Cultura Empreendedora, Infraestrutura, Inovação e Mercado, onde aparece os cinco primeiros de cada), Campinas surge como destaque em Infraestrutura, na sétima colocação.
O ICE pode ser tomado como referência na área habitacional, sendo um bom indicativo para a volta dos investimentos no setor na cidade. Ele também mostra a força do mercado, tanto para quem deseja comprar seu primeiro imóvel, como para fazer renda através da locação.

Sobre o autor

Imóvel e Vida

Deixe um comentário