Notícias

Dica importante: prepare sua casa para o período de chuva

Redigido por Imóvel e Vida

O período de chuvas já começou e é comum nos incomodarmos com a casa cheia de água. Para evitar que isso aconteça, é necessário um limpeza geral nas calhas para evitar problemas dentro de casa.
As calhas são instaladas junto às bordas dos telhados para recolher a água da chuva e encaminhá-la até canos ou correntes que a levará até o solo, evitando que ela escorra pelo chão. Além disso, utilizando esses materiais você evita danos nas paredes da construção, tais como rachaduras, infiltrações e umidade.
Existem diversos modelos de calhas e o modelo ideal vai depender medida e inclinação entre o telhado e a parede. Conheça alguns tipos:
Calhas de PVC
Elas oferecem diversas vantagens em relação a outros materiais. Elas possuem força, flexibilidade, baixo custo, durabilidade, adaptabilidade e facilidade de instalação. Além disso são fáceis de limpar. Outra vantagem é em questão de decoração: as Calhas em PVC são visivelmente mais bonitas que outros materiais.
Calhas de Metal
Existem vários tipos de calhas de metal, alumínio, aço galvanizado, dentre outros. Normalmente são mais caras que as de PVC e possuem instalação mais difícil. Por isso, a cada dia que passa o uso do PVC tem sido mais frequente.
Utilizando esses materiais coletores de água você evita danos nas paredes da construção como rachaduras, infiltrações e umidade.
Deve haver muito cuidado ao se fazer a instalação. É importante contar com a ajuda de um bom profissional. A colocação incorreta pode acarretar vazamentos e danos no material. Quando chover verifique o fluxo da água. Se não estiver saindo no sentido correto pode ser sinal de que a calha está obstruída, suja ou com problemas de estrutura.
Outro detalhe importante é a manutenção de suas calhas a cada troca de estação. Se houver muitas árvores por perto verifique se as folhas não estão atrapalhando a saída de água. Evite a entrada dessas folhas com um ralo no bocal, mas não se esqueça de fazer a verificação e limpeza.

Sobre o autor

Imóvel e Vida

Deixe um comentário